"Relacionamentos" - Parte 1

   Pr. Vladimir Soares

Prs. Vladimir e Ester Soares         Uma aliança se mantêm em função de vínculos. Seu vínculo principal é o relacionamento. Nenhuma aliança poderá resistir a quebra de relacionamento. Quando verificamos pessoas quebrando alianças (de caminhada, fidelidade e vida), saiba, que isto é fruto da quebra dos princípios de relacionamento.

Para isso, passamos a estudar estas cinco lições; a fim de que nosso relacionamento com Deus, conosco mesmo, com a família, igreja e mundo secular, possam ser estruturados debaixo dos princípios deste discipulado.

Texto:
"Lembrando-nos sem cessar da obra da vossa fé, do trabalho do amor, e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai..."
(1 Tessalonicenses 1:3)

Precisamos abrir nossos olhos e entender que o relacionamento não nasce da noite para o dia. É algo a ser construído e que aumenta com o passar do tempo.


Relacionamento é algo que se constrói.

Veremos alguns passos que nos levam a ter relacionamentos equilibrados e satisfatórios:

  • Reconhecer a necessidade;
  • Andar na luz da palavra;
  • Trazer transparência no relacionamento;
  • Estar preparado para frustrações;
  • Vencer ressentimento;
  • Vencer a desconfiança.


A) Reconhecer a necessidade – II Tim. 4:9-13

Paulo estava sentindo-se só, e revela a sua necessidade de relacionamento. Muitas vezes afirmamos que só necessitamos de Deus, pensando que isso é sinal de espiritualidade; Paulo queria naquele momento todos aqueles que eram mais próximos a ele. O Primeiro passo para se construir um relacionamento, é sentir necessidade de tê-lo. Você tem reconhecido essa necessidade em sua vida? Ou você é suficiente em si mesmo?


B) Andar na luz da Palavra – Sl. 119:105

Os problemas que um relacionamento traz, serão superados por homens e mulheres que tem como fonte de vida a Palavra escrita. Quem não está andando à luz da Palavra e na luz do Espírito Santo, não consegue ter um relacionamento satisfatório. Sl. 119:11.


C) Trazer transparência ao relacionamento – I João 1:7

João dá a entender que a purificação está muito ligada a comunhão. O que é ser transparente? E andar na luz. O que é andar na luz?

1º - Ser honesto.

2º - Ser sincero.


Ser honesto: é ser transparente com Deus, consigo mesmo e com seu irmão. Isso é ser honesto; é ser o que realmente eu sou; diante de Deus, diante da sua Palavra e diante dos meus irmãos. Não podemos usar "capas" para demonstramos aquilo que na realidade e intimamente não somos.


Ser sincero: ser sincero não é ser grosseiro; ser sincero é dizer com amor aquilo que realmente estou sentindo. Só posso construir um relacionamento se eu for sincero, dizendo o que realmente penso sobre cada situação.
No relacionamento não podemos admitir o ter “duas caras” (Gálatas. 6:1). Não podemos ocultar verdades que precisam ser ditas. Sinceridade é fruto de amor e honestidade; é transparência. Sinceridade não produz destruição, mas conserto. (Hebreus. 12:11)

        

 Imprimir | Outros Estudos


 

  ..............................................................................................................
..:: Comunidade Evangélica Vitória - "Tenda Ninho das Águias" ::..
Rua Visconde de Souza Franco, 183 - Centro, Petrópolis-RJ, Fone: (24) 2243-8339