"Quando Jesus Nasceu?" |
Pr. Vladimir Soares, 30/11/2003 |
Guardando isto em mente e
lembrando que “as
coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, mas as reveladas
nos pertencem a nós e a nossos filhos (Dt. 29:29)”, podemos declarar que a
Bíblia nos dá pistas quanto à época
do ano em que Jesus nasceu sem contudo precisar uma data exata. A dica principal encontra-se
no evangelho de Lucas. Lucas era médico, e portanto, pessoa
acostumada a tratar de minúcias, homem que devido à
sua própria profissão se acostumara a ser meticuloso
e detalhista. Pois bem: no primeiro capitulo do seu evangelho, no
versículo 5, encontramos fatos que não podem encontrados
em nenhum dos outros evangelhos: “Nos dias de Herodes, rei da Judéia,
houve um sacerdote chamado Zacarias, do turno de Abias. Sua mulher era das
filhas de Arão, e se chamava Isabel (Lc.1:5)”.
Quero
que anote esta expressão sublinhada: DO TURNO DE ABIAS. Continuando o relato nos
versículos 8 e 9: “Ora,
acontecendo
que, exercendo ele diante de Deus o sacerdócio na ordem do
seu turno,
coube-lhe por sorte, segundo o costume sacerdotal, entrar no santuário
do Senhor para queimar incenso”. O Espírito Santo insiste:
NA ORDEM DO
SEU TURNO.
E ali, conforme os versículos
seguintes, Zacarias teve uma visão de um anjo, que lhe disse
que teria um filho. Pelo fato de não ter crido, ele ficou
mudo; essa mudez constituiu um sinal de que aquela visão
realmente fora de Deus. Lucas continua: “Sucedeu que, terminados os dias
do seu ministério, voltou para casa. Passados esses dias (dias
do seu ministério), Isabel, sua mulher, concebeu”. A conclusão a que
chegamos até agora é a seguinte: João Batista,
o profeta, o precursor de Jesus, foi concebido imediatamente após
o período em que ocorria o “turno de Abias”, quando Zacarias voltou para casa e para
sua esposa, depois de ministrar no templo. Lucas 1:26-38 relata que
um anjo visitou Maria, e ela “achou-se
grávida pelo Espírito Santo” (Mt. 1:18). No final daquela visita,
o anjo lhe disse: “E
Isabel, tua parenta, igualmente concebeu um filho na sua velhice,
sendo este já o sexto mês para aquela que diziam
ser estéril (Lc.1:26,36). Veja bem: agora chegamos
à conclusão de que Jesus foi concebido seis meses
depois de João Batista, ou seja, seis meses após o
período ou “o
turno de Abias”.
(Veja o quadro
no início do nosso estudo). - Pastor, o que é
esse turno de Abias? Em que época do ano ocorre ? Para
lhe responder, precisaremos voltar ao Antigo Testamento. No livro de 1º Crônicas
24, se apresenta a relação dos turnos em foram organizados
os sacerdotes para ministrarem na casa do Senhor. Foi esta relação
que originou a tabela do início do nosso estudo.
Eles começaram
a ministrar no tabernáculo de Davi, posteriormente passaram
a ministrar da mesma forma no templo de Salomão, conforme
verificamos em Lucas 1:5 e seguintes, esses turnos de sacerdotes
continuaram a ser obedecidos na ordem devida até a destruição
do templo de Jerusalém por volta do ano 70 A.D. Nos versículos
7 a 18 encontramos uma relação de vinte e quatro turnos
de sacerdotes (lembre-se do 24 anciãos que João viu),
distribuídos entre as vinte e quatro famílias de sacerdotes
descendentes de Arão, que se sucediam ministrando na casa
do Senhor. É fácil concluir que essa escala devia
ser cumprida no decorrer do ano religioso ou litúrgico dos
judeus. Assim sendo, obviamente cada turno de sacerdotes oficiaria
durante quinze dias. “Saiu
a primeira sorte a Jeoiaribe, a segunda a Jedaías, a terceira
a Harim, a quarta a Seorim, a quinta a Malquias, a sexta a Miamim,
a sétima a Coz, a oitava a Abias (1º Cronicas 24:7-10). ANOTE: O TURNO DE ABIAS ERA O OITAVO. - Pastor, quando então
começava a funcionar o primeiro turno?
Esta
interrogação é importante, pois como você
deve ter desconfiado, da sua resposta vai depender a localização
exata da época do nascimento de Jesus! O primeiro turno começava a funcionar
no primeiro mês do ano religioso dos judeus. – Mas pastor, quando era isso? Vejamos: “Disse o Senhor a Moisés
e Arão na terra do Egito: este mês vos será
o principal dos meses; será o primeiro mês do ano (Ex.12:1,2;
13:4; Dt. 16:1).
“No mês
primeiro, aos catorze do mês, no crepúsculo da tarde,
é a páscoa do Senhor (Lv. 23:5)”.
O
primeiro mês do calendário religioso judaico (mês
de Abibe – Êxodos 23:15) coincide mais ou menos com o nosso
mês de março (veja o quadro!). É fato bem sabido
que a Páscoa é uma festa móvel, que cai em
março ou abril. Ela é móvel justamente porque
sua data não é marcada segundo o nosso calendário,
mas segundo o calendário judaico, que se baseia no ano lunar
(o nosso é romano, gregoriano). As pessoas que estão
familiarizadas com os costumes modernos dos israelitas ficarão
surpresas com esta constatação, pois na verdade os
judeus dos nossos dias, em todo o mundo, comemoram o Ano Novo na
data da Festa dos Tabernáculos (ou Festa das Trombetas),
isto é, entre setembro ou outubro. Esta discrepância
com a determinação bíblica se deve ao fato
de que os israelitas, no decorrer dos séculos, por razões
que não vêm ao caso neste estudo, mudaram o início
do ano civil para o meio exato do ano religioso – a data da Festa
dos Tabernáculos, e por isto existem dois inícios
do ano judaico: o secular começar na Festa de Tabernáculos,
no primeiro dia do sétimo mês do ano religioso (Lv.
23:23-25), e o religioso começa catorze dias antes da Páscoa
(Celebrando a saída do Egito). Contudo, para nós as
modificações feitas pelos homens nada nos interessam.
Interessa-nos a Palavra do Senhor: “Este mês ( o mês de Abibe, o
da Pascoa ) ... será o primeiro mês do ano (Ex. 12:1,2)”. Assim, o ano religioso começa
a primeira festa Bíblica, Pácoa, enquanto
que o ano civil começa com a terceira festa Bíblica,
a Festa de Tabernáculos. Com todos este dados em mãos,
você agora deve estudar com atenção redobrada,
o quadro que iniciamos este estudo, a fim de entender melhor. RESUMINDO... João Batista foi gerado
logo depois do período em que os sacerdotes do turno de Abias
serviam no templo, ou seja, no fim de junho ou começo de
julho, em nosso calendário. Jesus nosso Senhor, foi gerado
pelo Espírito Santo seis meses depois, isto é, no
fim de dezembro ou começo de janeiro (provavelmente durante
os dias da festa de Hanuká – a festa das luzes). Contando-se
os nove meses normais de gestação, segundo estes cálculos
cronológicos, Maria veio dar à luz ao nosso Senhor
no fim de setembro ou começo de outubro – nos dias da Festa
de Tabernáculos, no ano seguinte, ou sétimo mês
do calendário judaico – o mês de Etanim (I Rs. 8:2). O sétimo mês judaico era
marcado pela soleníssima Festa dos Tabernáculos, a
terceira e última das grandes festas instituídas por
Deus por intermédio de Moisés. A conclusão surpreendente
a que chegamos é de que Jesus não nasceu nem poderia
ter nascido em dezembro, nem poderia usar para nascer uma data de
festividade pagã, como a Saturnália romana ou o natalis invicti solis , mas usou uma festa judaica,
a Festa dos Tabernáculos, como ocasião para vir ao
mundo. É importante notarmos
a esta altura que estamos tratando com um Deus sábio e lógico,
autor da matemática celeste e das ciências exatas,
que determinou a órbita dos astros e dos elétrons
com exatidão inestimável, e que não faz nada
por acaso ou coincidência, nem é tomado de surpresa
pelo desenrolar dos acontecimentos, pois é Onisciente. ¦
(FONTE: OLIVEIRA, Adiel Almeida de. QUANDO JESUS NASCEU –
PG 27,28 – 1987 – Com comentário do Pr. Vladimir Soares.
Publicado na Revista Impacto Nov/Dez 1999 pgs.9-11)
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