Pr. Vladimir Soares
"Lidando Com Fracassos"

Pr. Vladimir Soares

"Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas vou prosseguindo, para ver se poderei alcançar aquilo para o que fui também alcançado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus. Pelo que todos quantos somos perfeitos tenhamos este sentimento; e, se sentis alguma coisa de modo diverso, Deus também vo-lo revelará. Mas, naquela medida de perfeição a que já chegamos, nela prossigamos."
(Filipenses 3:12-16)

Introdução:

         O ser humano não foi criado para o fracasso. Toda pessoa anela o êxito. Estou completamente seguro de que ninguém vem procurar um pastor e dizer a ele: “Pastor, necessito que o senhor ore porque quero fracassar”. Poderíamos dizer que o êxito, representa metas conquistadas, sonhos realizados, obstáculos vencidos, triunfos aclamados. Todos desejamos o ser reconhecido, o ser valorizado, o ser aceito. Quando uma pessoa se dispõe a alcançar o êxito, ela terá que se revestir de fortaleza interna, que lhe ajude a superar todos os obstáculos que lhe possam se apresentar no futuro.

         As pessoas que chegam a alcançar o êxito, são aquelas que conseguiram assimilar muito bem aos fracassos. O fracasso tem sido usado como um pêndulo de balança, contra todo êxito. Por isso, todos nós precisamos capitalizar experiências de nossos fracassos.  Quando entendemos que os fracassos fazem parte do propósito de Deus, então podemos escalar e alcançar o êxito.

 

1.     O Que o Fracasso Não é   ( 2 Coríntios 4)

1 Pelo que, tendo este ministério, assim como já alcançamos misericórdia, não desfalecemos; 2 pelo contrário, rejeitamos as coisas ocultas, que são vergonhosas, não andando com astúcia, nem adulterando a palavra de Deus; mas, pela manifestação da verdade, nós nos recomendamos à consciência de todos os homens diante de Deus. 3 Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, é naqueles que se perdem que está encoberto, 4 nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. 5 Pois não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor; e a nós mesmos como vossos servos por amor de Jesus. 6 Porque Deus, que disse: Das trevas brilhará a luz, é quem brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo. 7 Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não da nossa parte. 8 Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desesperados; 9 perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; 10 trazendo sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossos corpos; 11 pois nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal. 12 De modo que em nós opera a morte, mas em vós a vida.13 Ora, temos o mesmo espírito de fé, conforme está escrito: Cri, por isso falei; também nós cremos, por isso também falamos, 14 sabendo que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus, nos ressuscitará a nós com Jesus, e nos apresentará convosco. 15 Pois tudo é por amor de vós, para que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar a ação de graças para glória de Deus. 16 Por isso não desfalecemos; mas ainda que o nosso homem exterior se esteja consumindo, o interior, contudo, se renova de dia em dia. 17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno peso de glória; 18 não atentando nós nas coisas que se vêem, mas sim nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, enquanto as que se não vêem são eternas.

 

         Um dos grandes conferencistas internacionais, o Drº Robert Scheller, fez um paralelo muito interessante entre o fracasso e o êxito. Ele disse: “Fracasso não significa que ainda não tenhamos alcançado nada, significa apenas que temos aprendido alguma coisa. Fracasso não significa que nos tornamos em fracassados, significa que ainda não tivemos bom êxito. Fracasso não significa que fizemos papel de nécios, significa que tivemos muita fé. Fracasso não significa que temos sofrido o descrédito, significa que tivemos a disposição para provar. Fracasso não significa falta de capacidade, e sim, que devemos fazer as coisas de uma maneira diferente. Fracasso não significa que somos inferiores, significa que ainda não somos perfeitos. Fracasso não significa que perdemos nossa vida, significa que temos boas razões para vivermos o suficiente para começarmos de novo. Fracasso não significa que devemos desistir, significa que devemos lutar com maior afinco. Fracasso não significa que jamais alcançaremos nossas metas, significa que precisaremos de um pouco mais de tempo para as alcançar. Fracasso não significa que Deus nos tenha abandonado e sim, significa que Deus tem uma idéia melhor”.

 

         Todos nós estamos dispostos a lutar para alcançar o êxito, porem muitas vezes as provas nos debilitam no caminho e, alguns frente aos primeiros obstáculos abandonam sua carreira. Quantas mulheres tiveram uma experiência sentimental equivocada? E elas disseram: “Ah, homens! Nunca mais acreditarei em um deles novamente, eles são todos iguais”. E não quis assim superar o seu fracasso sentimental.

 

         Todos temos que passar por diferentes tipos de provas. Ainda que em muitas de nossas congregações, possivelmente tenhamos sido rechaçados por alguns líderes e nos sentimos humilhados e feridos, e tenhamos decidido a não mais voltar àquela igreja, dizendo: - “Não me valorizam, não me trataram como eu merecia. O pastor chegou a passar do meu lado e nem me cumprimentou”. E nos deixamos assim nos encher de muitas idéias diferentes. 

 

         Você não deve ficar olhando para o fracasso em sua vida, não deve ficar olhando para o fracasso em sua família, não deve olhar para o fracasso em suas finanças. Você deve entender que Deus lhe tem chamado para coisas grandes, para que você seja um êxito. Se por ventura fracassou no passado, isto não significa dizer que Deus queira que você seja um fracassado. Deus quer conduzi-lo até o êxito.

 

2.     Nossos Fracassos São Suas Oportunidades

“e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo”. 2ª Coríntios 12:9

 

         Quando entendemos isso, que os nossos impossíveis são as suas oportunidades, que bênção torna-se esta palavra rhema ao nosso coração! (Respondeu-lhes: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus.  Lucas 18:27).

            Conta-se que Thomas Édson ao ser confrontado por sua esposa que lhe disse: “Você ainda não se convenceu? Já fracassou mil vezes tentando fazer uma lâmpada elétrica! – Ao que ele responde: - “Eu não fracassei mil vezes; pelo contrário! Fui bem sucedido provando mil formas de não se fazer uma lâmpada elétrica”. Como disse outra vez, o apóstolo Paulo: “...Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas vou prosseguindo, para ver se poderei alcançar aquilo para o que fui também alcançado por Cristo Jesus”. Filipenses 3:12.

 

         O contrário do fracasso é o sucesso. E ninguém que queira ser bem sucedido poderá temer o fracasso.  Um homem inteligente irá aprender com seus erros, o sábio porém irá aprender com os erros dos outros. Precisamos entender a estratégia do Senhor Jesus em nós. Paulo desprezou João Marcos por pensar que ele fosse um fracassado (At. 15:37-39), e Barnabé o transforma em um sucesso (2ª Tm.4:11) até mesmo para o rígido conceito de Paulo.

 

         Precisamos entender o que Paulo mesmo diz: “não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas vou prosseguindo...” O medo é a arma que satanás usa para paralisar as pessoas. E a fobia de fracassar tem levado pessoas a deixarem de lutar e virem a ser tudo aquilo que Deus predestinou para que ela viesse a ser.

 

         Assim, cada experiência mal sucedida precisa tornar-se um novo marco de largada, corrigindo os erros cometidos e voltando-nos a dedicar-nos ao propósito de alcançarmos a perfeição, a estatura de Cristo!

 

           

3.     Transforme Os Seu Medo de Fracassar em Ímpeto Para Conquistar.

 

A Força de Seu Ímpeto Determina Sua Conquista!”

“Então, respondeu um dos moços e disse: Conheço um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é forte e valente, homem de guerra, sisudo em palavras e de boa aparência; e o Senhor é com ele”. 1 Samuel 16:18

         3.1 ÍMPETO É A FORÇA DE ARRANQUE

 

Quando falamos do ímpeto poderíamos tratar de definir que é como a força de arranque, como o ponto de partida que determina uma corrida. Quando os cavalos estão prontos para a corrida, vocês os vêem ali na linha de partida, esperando a ordem para sair com toda a força. O ímpeto e o que determina o êxito da corrida.

 

         No mundo espiritual, Deus tem que trabalhar muito nas vidas das pessoas para que tenham forças, para que também tenham esse ímpeto. Você notará por exemplo no caso de a)Abel, o ímpeto ou sua força o levou a dar a Deus a melhor oferta. No caso de b)Abraão o ímpeto de Abraão foi o de seguir a Deus onde quer que Ele o dirigisse, e isso o dirigiu praticamente para o êxito. No caso de c)Moisés, quando ele estava no deserto de Midiam, estava fugindo dos egípcios, estavam lhe caçando para matá-lo e já levava 40 anos e Deus revela-se a ele em meio à sarça ardente. E Deus o comissiona para que fosse enfrentar a Faraó, seu temível inimigo e Moisés recebe essa força e confiança e com esse ímpeto foi e enfrentou a Faraó e tira o povo de Israel do Egito.

 

“porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade”. Filipenses 2:13

         Uma coisa que precisamos entender em relação ao ímpeto é que Deus tem um “querer” para a nossa vida. E, o mesmo poder que Ele tem para nos imprimir esse “querer”, Ele também o tem para imprimir-nos o “realizar”. E precisamos provar os nossos fracassos com esta palavra. Quantas pessoas lutam por coisas que realmente não querem, ou desejam coisas que nunca realizam.

 

         3.2. O ÍMPETO DE DAVI

         Logo, quando Israel decidiu eleger o seu primeiro rei, elegeu um rei de acordo com o que agradava aos seus olhos, por sua aparência física. E, este rei decide agora formar o seu exercito e é aí que surge a vida de Davi. Chegaram os comentários sobre este incrível exercito que estava sendo formado e que experiência extraordinária deveria ser fazer parte desse exército, e Davi possuía muitas qualidades mas, quando lemos o versículo 17 parece-nos que ele não chamou a atenção para ser convocado para o exército de Saul.                    “ E Davi era o menor, e os três maiores seguiram a Saul. Davi, porém ia e voltava de Saul, para apascentar as ovelhas de seu pai em Belém”. 1 Samuel 17:14,15


         No início não havia muito trabalho, umas poucas ovelhas e Davi cuidando delas, porém no tempo livre, Davi aprendeu a adorar a Deus e Deus lhe deu um coração de adorador. Vários dos salmos tiveram sua origem ali, quando Davi estava cuidando dessas poucas ovelhas, na realidade, as maiorias das palavras de adoração, que vamos encontrar nos salmos tiveram sua inspiração enquanto Davi cuidava dessas poucas ovelhas.

 

         3.2 O ÍMPETO DE DAVI VINHA DE SUA INTIMIDADE COM DEUS.

         Algo que ele aprendeu foi o que em hebreu se chama karar, ainda que as ovelhas estivessem lá, Davi começou a karar, a louvar a Deus loucamente, freneticamente e, na solidão Davi começa a adorar a Deus: “Deus meu te adoro” e dava voltas como louco. Faça isso em público e as pessoas irão dizer: - “coitado, enlouqueceu”!  Mas em secreto, Davi aprendeu a adorar a Deus. Lógico, em segredo, ali seu coração chegou a tocar o coração de Deus e isso não foi um capricho de Davi, foi a unção de Deus que chegou diretamente a vida de Davi e ele se pois a adorar a Deus com toda sua alma, com todas as suas forças, com todo o seu ser e por isso você perceberá que quando Davi se tornou um rei, para ele não era um problema adorar a Deus. Deixou todo o protocolo, tirou suas vestes reais e começou a adorar a Deus com toda a sua alma e com todas suas forças.

 

         * Quantas vezes nós nos coibimos de adorar a Deus? Pela posição, pelo status que possuímos, dizemos: - “Sim, Senhor te adoro com meu coração, não o posso expressar com minhas mãos, não o posso expressar com minha garganta, porém te adoro com meu coração”. Não, Deus quer que você se expresse com suas mãos, com seu corpo, com seus pés, com todo seu ser, que não se envergonhe de adorar e exaltá-Lo com toda a sua alma,  nesses momentos de quietude e silêncio.

 

 

Conclusão:

“Pela meia-noite Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, enquanto os presos os escutavam”. At. 16:25

         O apóstolo Paulo sempre demonstrou ser uma pessoa impetuosa, creio que isto somado a sua tremenda fé, fez com que ele nunca desistisse tomando uma experiência por fracassada. Até mesmo um naufrágio, ainda que fosse esse o quarto, era uma experiência bem sucedida de salvação, libertação e cura de vidas.

 

         Numa dessas vezes, onde o fracasso parecia outra vez rondá-lo, após ter feito uma viagem missionária que aparentemente em nada resultou. Ele havia respondido a visão, onde um varão da Macedônia pedia-lhe para passar àquele lugar e ajudá-los. E após uma longa jornada parecia que o único fruto daquela empreitada era uma mulher de nome Lídia. Impressionante que nesta viagem tudo que Paulo e Silas tenham feito, fora ministrar especificamente às mulheres. E, por causa de uma delas, que possuía um espírito de adivinhação, eles foram parar na prisão e foram torturados severamente. Tudo apontava para o fracasso. Até que o ímpeto de Paulo os levou a adoração!

 

         Enquanto adoravam Deus agia. Transformando o caos em êxito. E aumentando de maneira extraordinária o número dos convertidos, entre prisioneiros e mesmo na casa do carcereiro.

 

         Nosso ímpeto não deverá nos levar a uma dependência unilateral de nós mesmos. Mas, a confiarmos que a vontade de Deus, jamais nos colocaria em um lugar onde sua graça não pudesse também nos sustentar.

            Hoje Deus lhe chama para confrontar os seus fracassos, tirar deles as lições úteis, e na determinação do seu ímpeto levantar-se na força daquele que lhe fortalece.

 

 Imprimir | Outros Estudos


 

  ..............................................................................................................
..:: Comunidade Evangélica Vitória - "Tenda Ninho das Águias" ::..
Rua Visconde de Souza Franco, 183 - Centro, Petrópolis-RJ, Fone: (24) 2243-8339