"Trazendo O Governo de Deus Sobre os Nossos Temperamentos" - Parte 2

Pr.Vladimir Soares

Pastores Vladimir e Ester Soares"Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim." (Romanos 7:18-20)

Por que é que não consigo me controlar? Sabendo o que é certo e o que é errado – apenas, ao que parece, sou incapaz de conseguir exercer o controle necessário! Esta pergunta inquietante já me foi feita muitas vezes por pessoas, na maioria jovem, que buscavam uma orientação para sua vida.

A Bíblia, é um livro de princípios. E não existe absolutamente nada em nossa vida, que possamos vir a passar, em que ela não nos deixe de amparar com princípios.

Um Pouco da História e Contexto da Igreja em Roma.

Paulo escreve esta espístola, provavelmente de Corinto. Temos essa indicação no capítulo 15, onde ele vai revelar que estar prestes a viajar para a Palestina, levando uma oferta para os pobres de Jerusalém. Isso encaixa a espístola aos Romanos com a terceira viagem missionária do apóstolo, aproximadamente entre os anos 56 à 59 de nossa era. Paulo não foi o fundador dessa igreja (Rm. 1:10-15, 15:20-22), ela se compunha de judeus e gentios, possivelmente gentios prosélitos e agora impactados pelo testemunho dos que participaram da experiência de pentecostes em Jerusalém. Paulo não menciona nomes de líderes locais, apenas nomes de líderes conhecidos das igrejas de Antioquia da Síria, Éfeso e Corinto. Era uma igreja em células, com suas macros estabelecidas em pelo menos quatro casas: Áquila e Priscila, no Aventino; a do Palácio Imperial; a da casa de Hermes; e a da casa de Filólogo (Rm. 16:3-15).

Então, o que temos aqui não é o relato de um Paulo recém convertido, mas de alguém que continuava, após anos de ministério, tendo uma luta com seu temperamento e a parte mais afetada por ele – a carne. Ele ainda diria neste mesmo capítulo aos irmãos em Roma: 21 Então, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim. 22 Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus; 23 mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros. 24 Miserável homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte? 25 Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado.

Essa guerra a que Paulo se refere, entre nossa mente e a carne não foi algo que apenas o apóstolo tenha enfrentado, na verdade, todos nós convivemos com esta batalha todos os dias.

A Difença Entre A Mente e a Carne.

Paulo estabelecia uma diferença entre ele próprio e a força incontrolável dentro de si ao dizer: “já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim”. O “eu” é a pessoa de Paulo, a alma, a vontade, e a mente humana. O pecado denunciado é a fraqueza humana que todos nós herdamos desde Adão. É nessa herança que residem também os temperamentos herdados de nossos pais, com suas fraquezas e virtudes. Enquanto que o espírito esteve mortificado em nós (Ef. 2:1), a carne corruptível tratou de formar nosso temperamento. Ela se constitui principalmente do impulso básico de nosso ser que procura satisfazer as suas necessidades. Para termos uma idéia mais precisa, vou discernir três elementos que fazem parte nossa constituição humana:


1 - TEMPERAMENTO: O temperamento é a combinação de características congênitas que subconscientemente afetam o procedimento do indivíduo. Essas características são coordenadas geneticamente com base na nacionalidade, raça, sexo e outros fatores hereditários. Essas características são transmitidas pelos gens. Alguns psicólogos chegam a insinuar que herdamos mais gens dos nossos avós do que dos nossos país. Essa seria a causa de algumas crianças se parecerem mais com os avós do que com os genitores. A formação das características do temperamento é tão imprevisível quanto a cor dos olhos, dos cabelos, ou a dimensão do corpo.

2 – CARÁTER: O caráter é o verdadeiro “eu” (não o ego), é a persona. A Bíblia se refere a ele como sendo “a essência secreta do coração”. É o resultado do temperamento natural burilado pela disciplina e educação recebidas na infância, pelos comportamentos básicos, crenças, princípios e motivações. É, algumas vezes, denominado “a alma” do ser humano, que é composta de cérebro,emoções e vontade.

3 – PERSONALIDADE: A personalidade é o semblante externo de nós mesmos, que pode ser ou não igual ao nosso caráter, dependendo de quão autêntico sejamos. Freqüentemente, a personalidade é uma fachada agradável para um caráter desprezível ou medíocre. Muitas pessoas, hoje em dia, representam um papel, baseando a sua atuação naquilo que presumem que um indivíduo dever ser, e não no que elas realmente são. Esta é a fórmula para o caos mental e espiritual. É causada pela obediência à norma humana de conduta aceitável. A Bíblia nos diz: “O homem vê o exterior, mas Deus vê o coração” I Sm.16:7; “as fontes da vida têm origem no coração” - Pv.4:23. A área para mudar-se de procedimento está dentro de nós e não fora.

EM RESUMO: O temperamento é a combinação de características com as quais nascemos; o caráter é o nosso temperamento “civilizado e educado”, e a personalidade é o “rosto”que mostramos ao próximo.


O Governo do Espírito Santo Pode Modificar o Temperamento

Miserável homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte”? - Rm.16:7.


Sim, temperamento poder ser modificado! Isso é claramente perceptível na vida do próprio Paulo, quando na 2ª Coríntios 5:17, ele diz: “E assim, se alguém está em Cristo, nova criatura é, as coisas antigas já se passaram, e eis que tudo se fez novo”.

Uma vez que o temperamento é a nossa “natureza antiga”, nosso velho homem, o que precisamos e nos despirmos da roupa do velho homem e nos vestir da roupa do novo homem – ..., uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos” - Cl. 3:9 (cf. Ef.4:22). Essa natureza nova é transmitida ao ser humano quando ele recebe ao Senhor Jesus em sua vida.

O apóstolo Pedro irá dizer em 2ª Pedro 1:4 “pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo”. A natureza divina em nós, depõem a natureza adâmica! Somente isso nos efetiva a nossa nova natureza. Mas, não foi apenas o sanguíneo Pedro quem teve o seu temperamento transformado. O colérico apóstolo Paulo, vai comprovar isto muitas vezes, mas em particular veja o que ele diz: “Já estou crucificado com Cristo e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim” Gl.2:20.

Podemos até usar nossa formação como desculpa para o nosso comportamento, mas isso somente dura até o momento quando recebemos o Senhor Jesus, como nosso Senhor e Salvador pessoal. Depois disso, possuímos um novo poder dentro de nós, uma nova natureza, uma semente diferente da de Adão, que nos permite agora, modificar a conduta de nossa alma. 1ª João 3:9 diz “Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus”.

Se somos nascidos de Deus, nosso temperamento, é controlado pelo Espírito Santo, nosso caráter agora é o caráter de Deus, nossa personalidade refletirá o Senhor Jesus que habita em nós.

Pedro continua: 2ª Pedro 1:5 “por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; 6 com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; 7 com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor. 8 Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. 9 Pois aquele a quem estas coisas não estão presentes é cego, vendo só o que está perto, esquecido da purificação dos seus pecados de outrora”.

        

 Imprimir | Outros Estudos


 

  ..............................................................................................................
..:: Comunidade Evangélica Vitória - "Tenda Ninho das Águias" ::..
Rua Visconde de Souza Franco, 183 - Centro, Petrópolis-RJ, Fone: (24) 2243-8339