"A Oferta aponta para o nosso melhor sacrifício" - ("Dízimos e Ofertas" - Parte2)

   Pr. Vladimir Soares

 
Prs. Vladimir e Ester Soares
  “Eis que eu envio o meu mensageiro, e ele há de preparar o caminho diante de mim; e de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, e o anjo do pacto, a quem vós desejais; eis que ele vem, diz o Senhor dos exércitos.2 Mas quem suportará o dia da sua vinda? e quem subsistirá, quando ele aparecer? Pois ele será como o fogo de fundidor e como o sabão de lavandeiros; assentar-se-á como fundidor e purificador de prata; e purificará os filhos de Levi, e os refinará como ouro e como prata, até que tragam ao Senhor ofertas em justiça”. Malaquias 3:1-3

 

1. O Anjo do Pacto (Aliança)

            A principal mensagem de Malaquias é a de que o povo de Deus padecia de angústias terríveis, por não ter sido capaz de conservar alianças. Alianças espirituais como casamentos e julgo desigual, quebra de antigas alianças e associação com as filhas dos povos. Por uma questão de princípio, os casamentos em Israel eram determinados ainda em tenra idade. E alguém poderia perguntar: “mas o que isto tem haver com as ofertas e os dízimos?” E a resposta é, quebra de alianças e abandono de princípios divinos. Malaquias registra no capítulo 2 versículos 13 e 14 “Ainda fazeis isto: cobris o altar do Senhor de lágrimas, de choros e de gemidos, porque ele não olha mais para a oferta, nem a aceitará com prazer da vossa mão. Todavia perguntais: Por que? Porque o Senhor tem sido testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, para com a qual procedeste deslealmente sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança”.  O texto diz que Deus deixou de olhar para a oferta e não aceitava mais o que vinha daquelas mãos. Por quê? Por causa da quebra de alianças.

            Vivemos os dias em que o apóstolo Paulo profetizou, que haveria homens amantes de si mesmos. Por essa razão, não se consegue manter aliança no plano humano e nem divino. Impressionante, como a quebra de aliança além de cancelar a bênção, ela provoca a maldição.

            Deus usa Malaquias para dizer ao povo, que Ele estabeleceu um anjo somente para cuidar das alianças e dos pactos. Um anjo que guerreia por nós, desobstruindo os caminhos a fim de que os benefícios da aliança nos alcancem. Mas também, a fiel testemunha das alianças quebradas e desprezadas. Diz o texto que será insuportável tais dias, será como o fogo que purifica, como a ação de um poderoso detergente que arranca todo tipo de mancha e ele purificará os filhos de Levi como ouro e a prata, até que...  até que tragam ao Senhor ofertas de justiça!

 

2. Ainda Cobris o Altar do Senhor Com Lágrimas.

“Ainda fazeis isto: cobris o altar do Senhor de lágrimas, de choros e de gemidos, porque ele não olha mais para a oferta, nem a aceitará com prazer da vossa mão”. Ml. 2:13

            O povo chora diante do altar de Deus, e se pergunta: Senhor, onde está o seu socorro? Senhor onde está o seu livramento? Não somos nós os seus servos e servas? E como nos sucede tal coisa? E tomamos uma oferta qualquer, que não representa sacrifício, tomamos uma ovelha manca, e a enfeitamos de forma a parecer perfeita, tomamos uma quantia qualquer e a maquiamos e chamamos aquilo de dízimo. E dizemos: “Deus sabe do meu coração!” – “Ele sabe que seu eu tivesse mais, eu lhe daria”. E a Bíblia diz, que Deus parou de olhar para essa oferta medíocre, por que ela é falsa e não convenceu a fiel testemunha, o anjo da aliança.

 

3. Não Damos Porque Não Temos ou Não Temos Porque Não Damos? 

            Se dermos e formos fieis as alianças, poderia Deus ser infiel e deixar de cumprir os benefícios de Suas alianças conosco? Ele pode mentir? Ele pode se arrepender? Voltar atrás em suas promessas? Isaias 55:11 diz: “assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei”. Não deixamos de dizimar por estarmos desempregados e sim, podemos estar desempregados por deixarmos de dizimar. Não ofertamos porque não temos dinheiro, não temos dinheiro porque não ofertamos. Deus não mente! Tudo aquilo que um homem semear isto ele colherá! Gálatas 6:7 diz: “Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará”.

 

4. Tragam ao Senhor Uma Oferta de Justiça.

            Em certo momento Deus direciona a sua palavra para os levitas, àqueles que cuidavam do ministério na Casa do Senhor. Os levitas tinham a herança dos dízimos e dos seus dízimos eles dizimavam ao sumo sacerdote. Mas, como pessoas que estavam no altar se julgavam a própria oferta, ofertando o seu dom. O fogo arde a partir do altar e o altar é o lugar de sacrifícios. Líderes na adoração, introdução, ministério, líderes de células, discipuladores, diáconos e obreiros e pastores. Devemos ser os primeiro a oferta em justiça.

            A oferta de justiça é aquela que ainda que me parece pesada, ela me é possível. Ela faz justiça as bênçãos que tenho recebido. Faz justiça aos livramentos do Senhor em minha vida. Faz justiça ao meu amor a Deus. Quando eu não vou a Casa do Senhor com um propósito de ofertar, na verdade eu estou ofertando a minha gratidão. Devemos nutrir o princípio de sempre irmos a Casa do Senhor e trazermos uma oferta de justiça. Há pessoas, que chegam a deixar suas carteiras de dinheiro, talão de cheques em casa, para que ainda que sejam tocados por Deus, deixem de dar. E deixam em casa a oportunidade da bênção. Quantos gostariam de que suas carteiras fossem abençoadas e sempre tivesse nelas o suprimento para uma vida de prosperidade? Quantos gostariam de uma conta bancária, onde você não vivesse preocupado com o cheque que vai bater, o saldo que precisa se cobrir, ou se o cheque especial estourou? Então como você espera ver a bênção de Deus, o cumprimento de sua aliança com você, deixando de oferta em justiça?

            Como na experiência da oferta da viúva pobre, Jesus tem visto quantos vem diante do gasofilácio com uma oferta injusta. Dão daquilo que não lhes fará falta, e aquela viúva dá mais do que todos eles. Por quê? Porque sua oferta foi uma oferta de justiça.

 

5. A Oferta e o Dízimo São Princípios de Uma Aliança de Deus Conosco.

“Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas.9 Vós sois amaldiçoados com a maldição; porque a mim me roubais, sim, vós, esta nação toda”. Malaquias 3:8,9

            Quem, sendo crente, tem prazer em ser conhecido no Reino do Espírito, como ladrão de Deus?

            É possível que se um pastor ou líder,ou mesmo um irmão lhe chamasse de ladrão, sem titubear você diria: “vou sair dessa igreja”!  Sim, isto mesmo, lembre-se: É mais fácil mudar de Igreja do que mudar de atitude. As pessoas mostram com essa atitude aquilo que Malaquias começa a introduzir no capítulo 2, elas são infiéis às alianças com Deus e com os homens. Mas quem vai dizer que somos ladrões de Deus, por deixarmos de ofertar em justiça ou de dizimarmos é o anjo do pacto. Aquele que tem fiscalizar a aliança e dizer: Satanás! Tira as suas garras do patrimônio dele, por que ele tem sido fiel a Deus em suas alianças! Senhor! Libera agora as janelas dos céus sobre ele, pois tem sido fiel ao Senhor nos dízimos e nas ofertas e eu já pus o exercito dos gafanhotos em retirada.

            E Malaquias 3: 10-12 irá então dizer: “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança. Também por amor de vós reprovarei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; nem a vossa vide no campo lançará o seu fruto antes do tempo, diz o Senhor dos exércitos. E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos Exércitos”.

 

            Nunca saia de casa, em direção a Casa do Senhor sem lhe traze uma oferta de justiça! Sem trazer o dizimo de tudo que o Senhor tem lhe dado. Se vamos a Casa do Tesouro com as mãos vazias, melhor fora que ficássemos em casa. Deus não nos daria um mandamento que não pudéssemos cumprir, e não estamos podendo cumpri-lo, é porque também quebramos alianças que precisam ser restauradas hoje.

“o jumento, porém, que abrir a madre, resgatarás com um cordeiro; mas se não quiseres resgatá-lo, quebrar-lhe-ás a cerviz. Resgatarás todos os primogênitos de teus filhos. E ninguém aparecerá diante de mim com as mãos vazias”. Deuteronômio 15:13

 

A festa dos pães ázimos guardarás: sete dias comerás pães ázimos como te ordenei, ao tempo apontado no mês de abibe, porque nele saíste do Egito; e ninguém apareça perante mim de mãos vazias.”  Exodo 23:15

 

            Deus é o Senhor da vinha, e a vinha foi tomada e dada a um outro povo que lhe traria a oferta dos seus frutos, enquanto que aquele povo sempre comparecera diante dele com suas mãos vazias (Mc.12:3; Lucas 20:10,11).

            Lembre-se, Deus estabeleceu um anjo para ser a fiel testemunha, entre nós e Ele diante de Suas Alianças.

 Imprimir | Outros Estudos


 

  ..............................................................................................................
..:: Comunidade Evangélica Vitória - "Tenda Ninho das Águias" ::..
Rua Visconde de Souza Franco, 183 - Centro, Petrópolis-RJ, Fone: (24) 2243-8339