Pastores Vladimir e Ester Soares“O Dízimo é a Decisão de Deus em Abençoar o Meu Patrimônio. A Oferta é a Minha Decisão em Abençoar o Patrimônio de Deus” - ("Dízimos e Ofertas" - Parte I)

            Pr. Vladimir Soares

            Sem dúvida o tema crucial desta geração é a fidelidade. Hoje vivemos o desafio mais do que nunca, de estarmos firmados em princípios estabelecidos nas Escrituras. E numa sociedade do “ficar” sem compromisso, precisamos analisar quantas pessoas hoje também, “ficam” com Deus, “ficam” fieis, “ficam” na igreja, “ficam” nas células, na Visão Celular, etc.
E nesta pauta de fidelidade, começamos pelo princípio de “dar a Deus” aquilo que lhe é devido.

            1. Dando Conforme as Suas Posses. Há pessoas que só descobrirão o quanto são ainda insubmissas e carentes do tratamento de Deus, quando tratamos com elas sobre finanças. A Bíblia narra a situação de um homem que vem até a Jesus, perguntando-lhe o que devia fazer para ter a vida eterna. E Jesus lhe apresenta o fundamento da Lei de Moisés. Ao que ele diz: - “tudo isto tenho observado desde minha infância”. Não é difícil ser religioso e caminhar assim uma vida toda, contudo Jesus passa a tratar de um assunto que para aquele homem e muitos hoje, é preferível se fugir dele do que enfrentá-lo de frente. Jesus fala com ele sobre finanças (Mateus 19:21). Jesus lhe diz: “... Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me”. Interessante esta colocação de Jesus: “Se queres ser perfeito”. Perfeição de uma obra é processual, e muitos desviam-se desta rota. O que falta a alguém quase perfeito? A coragem para trabalhar as suas imperfeições. É mais fácil fugir e viver uma vida em fuga, do que submeter-se ao processo de Deus em nossas vidas. É mais fácil mudar de Igreja do que mudar a atitude! É mais fácil encontrarmos alguma coisa para descordarmos, como fez aquele moço, “não concordo com esta visão de Jesus a respeito dos pobres”. Mas em seu íntimo o sentimento que nutria, era o da incontinência, a incapacidade de se submeter a uma palavra de Jesus. Está síndrome de Jonas é sempre calçada de argumentos de uma teologia pessoal.

            A Bíblia nos ensina no Primeiro Testamento, a darmos conforme as nossas Posses: Levítico 14:30 “Oferecerá uma das rolas ou um dos pombinhos, segundo as suas posses” (ainda Lv.27:8; Dt.16:17). Aqui não era de acordo com a receita e sim, de acordo com o patrimônio. Esdras 2:69 “Segundo os seus recursos deram para o tesouro da obra, em  ouro sessenta e uma mil drácmas, e em prata cinco mil arráteis, e cem vestes sacerdotais” (ainda Ne.5:8). Este princípio parece continuar no Segundo Testamento, em Atos 11:29 diz: “Os discípulos, cada um conforme as suas posses, resolveram enviar socorro aos irmãos que moravam na Judéia”; Paulo irá dizer em 2ª Coríntios 8:12 “Porque, se há boa vontade, será aceita conforme o que o homem tem, e não segundo o que ele não tem”.

            2. Por quê Damos Segundo as Nossa Posses e Não Segunda a Nossa Receita. Porque estamos falando daquela parte que ficou comigo depois que separei e entreguei o dízimo ao Senhor. E é muito fácil para nós nos comprometermos com nossos interesses pessoais, familiares e patrimoniais de tal forma que não nos sobre mais nada. E aí, sempre poderemos dizer: “eu não tenho”. Como vemos na experiência de Barnabé e dos irmãos em Jerusalém e também em Corinto eles davam aquilo que possuíam. E, em muitas vezes davam tudo isso.

            3. A Oferta Não Tem o Propósito de Lhe Falir. A oferta é a nossa avaliação da gratidão que há em nosso coração pelas bênçãos que recebemos. Dt.16:17 diz: “Cada um oferecerá na proporção em que possa dar, segundo a bênção que o Senhor seu Deus lhe houver concedido” (Leia Mt.5:42).

            4. A Oferta Não Me dá Direito a Ostentação ou Reivindicações Pessoais.  Mateus 6:3 diz: “Tu, porém ao dares a esmola, ignore a tua esquerda ao que fez a tua direita”; esmola é o termo bíblico de socorro ao necessitado, e não as sobras que desprezamos.

            5. A Oferta Fala da Espontaneidade do Meu Coração. Jesus diz em Mt.10:8 “Curai os enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demônios; de graça recebestes, de graça daí” (Leia Lc.6:38, 12:33). Como o coração prega peças em alguém que furta do Senhor aquilo que é dele! Judas que roubava exatamente nas ofertas, parecia querer ensinar a Jesus como deveriam ser aplicadas as finanças em seu ministério. Ser espontâneo é ser voluntário, tomar iniciativa é ter a sensibilidade de ser usado por Deus em um propósito de socorro.

            6. A Oferta Aponta Para a Nossa Liberalidade. Paulo diz em Romanos 12:8: “ou o que exorta, faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria”.

            Deus ama ao que dá com alegria 2ª Coríntios 9:7 diz:  “Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria”. Quando deixamos que os princípios do mundo entrem em nosso coração, em lugar dos princípios da Palavra, o dar sempre será um constrangimento doloroso.

            7. A Oferta é Semanal. Em Israel, a renda era estabelecida por períodos de colheita,aí nesta ocasião havia outras ofertas especiais. Independentemente a isto traziam semanalmente suas ofertas ao Senhor. Este princípio permanece com a Igreja no Segundo Testamento, Paulo diz em 2ª Coríntios 16:2 “No primeiro dia da semana (domingo) cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e vá juntando, para que não façam coletas quando eu for”. Aqui parece estar claro que a oferta está relacionada à prosperidade, e também que Paulo não deseja ouvir aqueles apelos dramáticos, por conta da insensibilidade de alguns.

            Na Igreja o princípio da oferta era tão extraordinário, que a infidelidade, a mentira, avareza, foram condenadas pelo óbito (At.5:1-11). Ananias e Safira morreram, não por deixarem de entregar o dízimo,mas por mentirem ao Espírito Santo e a Deus acerca de sua prosperidade, tentando entregar uma oferta mentirosa. Ananias morre por causa da infidelidade, Safira por causa da omissão. Esse espírito que tem levado muitos ao óbito, não pode encontrar legalidade em sua vida. Cerca de 60% do ensino de Jesus é dedicado às finanças. Judas preferiu abandonar o convívio dos 12 e ao ministério, e trair ao Senhor, por conta de sua avareza. O moço rico, preferiu pensar nesta vida, em lugar do tesouro nos céus e, também foi embora. Ananias e Safira enfrentaram o óbito por conta de seu egoísmo. Lembre-se que eles não foram obrigados a dar, isto sempre será uma decisão de nossa liberalidade.

 Imprimir | Outros Estudos


 

  ..............................................................................................................
..:: Comunidade Evangélica Vitória - "Tenda Ninho das Águias" ::..
Rua Visconde de Souza Franco, 183 - Centro, Petrópolis-RJ, Fone: (24) 2243-8339